quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Então é Natal ll



Então é natal .....



E ai lembrei-me da minha infância

Dentro de uma igreja evangélica

Onde tudo fazia sentido para mim

Comemorar o nascimento do menino Jesus

O Cristo da cruz

Nosso mestre e redentor

Citando e recitando, que, um meninos nos nasceu

O Pai Aba Pai assim nos deu

E cujo o nome será e assim se deu

Maravilhoso, conselheiro, Deus forte,

Pai de toda a eternidade e príncipe da paz

Entre alguns e algo mais

Mas sei la não quero juízo de valores fazer

Prefiro entender que era por pura ignorância

Em plena época de natal

Onde encenávamos o nascimento desta criança

Eu por negro ser sempre impedido fui desse papel fazer

De representar, brincar de ator, aliás

Não pude nem entre um dos magos aparecer

Não, um negro pode até cristão ser

Mas não representá-lo era o que eu ouvia dizer

Inconformado foi me conformando

Também, tinha uma fé sem história e sem contexto

Somente com medo do inferno e a maldição do fogo eterno

Embora parecia tudo muito estranho hermeneuticamente falando

Tudo ali na bíblia relacionado com o preto e negro

Provinha do mal, às vezes me questionava

Mas também aprendi que pra Deus certas coisas

Não se perguntavam, caso contrário ele castigava

Punia com dores e patologia, era melhor então obedecer calado

Assim era o meu contexto, dentro daquele berço que nasci

Afinal pra mim e para tantos outros esta é a verdade verdadeira

Que nos afastaria do mal, que rodeava o que chamávamos de terreiro quintal

Conhecereis a verdade e ela me libertará?

De quem, do que ? da minha cor ? da minha pele ? de ser pecador ?

Minha mãe creio eu sofrendo mais que eu

Ao ver um filho sendo podado, com o que cria e mais queria

Dizia deixa com o tempo você entenderá

Amém mãe eu dizia, e sobre estas palavras consegui, sobreviver ali

Até aqui chegar, entendendo talvez não tudo

Mas com o que sei milito para que num futuro isso pare de acontecer

Ser negro, é ser gente e ser humano é ser, ser

Ser filho de Deus, ser a origem de tudo

Da criação do mundo, e estou quase certo que

É a cor de Deus também ter

Mas mesmo que não for

Obrigado por assim me conceber

Sou negro, de alma, corpo e espírito

Com muito orgulho, caráter com muita vontade

De meus irmão fortalecer quando ao se converter ..



Elieser Santos 25/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário